PAGOU MICO

Bastidores da Política

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, confirmou, em duas novas decisões proferidas nesta quinta-feira, 23 de maio, que duas postagens feitas pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi em sua conta do Instagram são ilegais e, portanto, devem continuar excluídas. As decisões analisaram o mérito das postagens – no último dia 13 de maio, a Justiça já havia determinado a exclusão dos conteúdos atendendo pedido de liminar do prefeito Dário Saadi, que é pré-candidato à reeleição.

MENTIRA
Um dos posts é um vídeo feito por Zimbaldi em que ele mostra o resultado de uma pesquisa eleitoral realizada pela RealTime Big Data/Record TV dizendo que há “empate técnico” entre ele e Dário. Na verdade, na pesquisa, Dário aparece com 36% das intenções de voto, contra 28% de Zimbaldi. Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos (para mais ou para menos), não há empate técnico. A postagem exibe um gráfico com os números ilegíveis e as barras de Zimbaldi e Dário muito próximas, levando o espectador ao erro.

COISA FEIA
Além de deturpar os dados da pesquisa, a postagem também foi considerada propaganda eleitoral antecipada pelo TRE. Segundo a legislação, a campanha eleitoral só é permitida após o dia 16 de agosto. Além de deturpar os dados da pesquisa, a postagem também foi considerada propaganda eleitoral antecipada pelo TRE. Segundo a legislação, a campanha eleitoral só é permitida após o dia 16 de agosto. Em outra postagem que deve ser excluída, Zimbaldi faz ataques pessoais ao prefeito por um evento cultural, além de ter utilizado o impulsionamento pago de conteúdo negativo – o que também não é permitido neste período.

INJÚRIA
Ademais, embora haja duas novas decisões, uma outra sentença emitida na última segunda-feira, 21 de maio, determina que Rafa Zimbaldi seja investigado pela Procuradoria Regional Eleitoral por injúria eleitoral pelo post que associa o prefeito Dário Saadi à realização do evento cultural “Lambuzada”. Mais uma vez, Rafa Zimbaldi deturpa o conteúdo de uma decisão judicial, o que também será informado em juízo. É a terceira vez que Zimbaldi apresenta conteúdos inverídicos ou distorce a realidade dos fatos (SMJ), já tendo inclusive sido condenado por litigância de má-fé por mentir ou descumprir decisões judiciais.

ESTRANHA HOMENAGEM
Por iniciativa do vereador Major Jaime (União), a Câmara Municipal entrega nesta quinta-feira (23) o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira” a Roberto Bezerra Motta. O homenageado é formado em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica e é mestre em gestão pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou por mais de 30 anos como executivo em organizações brasileiras e estrangeiras na área de tecnologia, é ex-consultor de tecnologia do Banco Mundial, e ex-Secretário de Estado do Conselho de Segurança do Rio de Janeiro.
Atualmente o homenageado é colunista do Instituto Millenium, da Revista Oeste e da Gazeta do Povo, bem como comentarista da Jovem Pan. Alguém precisa pedir perdão ao Bráulio.

Compartilhe

Categorias

Mais lidos

DÁRIO ELEITO
CARTA DE REPÚDIO
DANÇA, GATINHO

Leia também

Veja Mais