PAGOU MICO

Bastidores da Política

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, confirmou, em duas novas decisões proferidas nesta quinta-feira, 23 de maio, que duas postagens feitas pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi em sua conta do Instagram são ilegais e, portanto, devem continuar excluídas. As decisões analisaram o mérito das postagens – no último dia 13 de maio, a Justiça já havia determinado a exclusão dos conteúdos atendendo pedido de liminar do prefeito Dário Saadi, que é pré-candidato à reeleição.

MENTIRA
Um dos posts é um vídeo feito por Zimbaldi em que ele mostra o resultado de uma pesquisa eleitoral realizada pela RealTime Big Data/Record TV dizendo que há “empate técnico” entre ele e Dário. Na verdade, na pesquisa, Dário aparece com 36% das intenções de voto, contra 28% de Zimbaldi. Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos (para mais ou para menos), não há empate técnico. A postagem exibe um gráfico com os números ilegíveis e as barras de Zimbaldi e Dário muito próximas, levando o espectador ao erro.

COISA FEIA
Além de deturpar os dados da pesquisa, a postagem também foi considerada propaganda eleitoral antecipada pelo TRE. Segundo a legislação, a campanha eleitoral só é permitida após o dia 16 de agosto. Além de deturpar os dados da pesquisa, a postagem também foi considerada propaganda eleitoral antecipada pelo TRE. Segundo a legislação, a campanha eleitoral só é permitida após o dia 16 de agosto. Em outra postagem que deve ser excluída, Zimbaldi faz ataques pessoais ao prefeito por um evento cultural, além de ter utilizado o impulsionamento pago de conteúdo negativo – o que também não é permitido neste período.

INJÚRIA
Ademais, embora haja duas novas decisões, uma outra sentença emitida na última segunda-feira, 21 de maio, determina que Rafa Zimbaldi seja investigado pela Procuradoria Regional Eleitoral por injúria eleitoral pelo post que associa o prefeito Dário Saadi à realização do evento cultural “Lambuzada”. Mais uma vez, Rafa Zimbaldi deturpa o conteúdo de uma decisão judicial, o que também será informado em juízo. É a terceira vez que Zimbaldi apresenta conteúdos inverídicos ou distorce a realidade dos fatos (SMJ), já tendo inclusive sido condenado por litigância de má-fé por mentir ou descumprir decisões judiciais.

ESTRANHA HOMENAGEM
Por iniciativa do vereador Major Jaime (União), a Câmara Municipal entrega nesta quinta-feira (23) o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira” a Roberto Bezerra Motta. O homenageado é formado em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica e é mestre em gestão pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou por mais de 30 anos como executivo em organizações brasileiras e estrangeiras na área de tecnologia, é ex-consultor de tecnologia do Banco Mundial, e ex-Secretário de Estado do Conselho de Segurança do Rio de Janeiro.
Atualmente o homenageado é colunista do Instituto Millenium, da Revista Oeste e da Gazeta do Povo, bem como comentarista da Jovem Pan. Alguém precisa pedir perdão ao Bráulio.

Compartilhe

Categorias

Mais lidos

Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026
Covid-19 causou metade das mortes por vírus respiratórios em 4 semanas.
Vírus do Covid
Brasil tem 48 casos em investigação de intoxicação por metanol
Alexandre Padilha

Leia também

Veja Mais