EMDEC ESTIMULA DENÚNCIA CONTRA IMPORTUNAÇÃO SEXUAL EM ÔNIBUS

Cidade

A importunação sexual no transporte público é um problema grave que afeta milhares de mulheres todos os anos no Brasil. Embora a inclusão da importunação sexual como crime no Código Penal brasileiro seja um avanço importante, ainda assim, é fundamental que haja um esforço conjunto das autoridades públicas e da sociedade para promover a segurança e a proteção das mulheres no transporte público.

Para combater o assédio no transporte público de Campinas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) iniciou, na manhã desta terça-feira, dia 19 de março, uma ação de conscientização e estímulo a denúncias. As abordagens acontecerão das 7h às 9h, no Terminal Central, e se repetirão na quarta-feira, dia 20, e nas próximas terça e quarta, 26 e 27 de março, sempre no mesmo horário.

Durante a atividade, usuários dos ônibus, sobretudo mulheres, foram abordados e apresentados ao “Botão de Emergência na Luta Contra o Assédio”, o “Bela”, que está disponível no aplicativo “Emdec”. A ferramenta foi criada para que vítimas ou pessoas que presenciem situações de assédio no ônibus enviem denúncias, permitindo que a Guarda Municipal rastreie e aborde o veículo.

O botão de emergência também será difundido em 1 mil adesivos, que serão afixados nos ônibus, em parceria da Emdec com a Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano e Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (Setcamp).

Compartilhe

Categorias

Mais lidos

DÁRIO ELEITO
CARTA DE REPÚDIO
DANÇA, GATINHO

Leia também

Veja Mais